Quando falamos da França, não podemos nos esquecer de falar da joia da coroa, a cereja do bolo do país. Paris, a cidade Luz. Famosa por seus belíssimos monumentos, sua arquitetura fantástica, sua gastronomia espetacular, e também por ser o local mais cobiçado para quem quer viajar de lua-de-mel. As margens do Sena, é a cidade mais populosa do país, a mais visitada e a capital do país; foi palco de grandes acontecimentos mundiais, como a Revolução Francesa, a comuna de Paris, a invasão alemã à França, e os eventos de Maio de 68.
Considerada por muitos a cidade mais romântica do mundo, é a cidade mais visitada por turistas da Europa, sendo o centro financeiro, político do país. Por ano atraem milhões de turistas em busca dos seus mais belos cartões-postais como a Torre Eiffel, a Catedral de Notre-Dame, a Avénue Champs-Élysees, o Palácio de Versailhes, as suas Catacumbas, o Museu do Louvre, entre outros. Vou falar de cada ponto turistico.
O Museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo, situado no Palácio do Louvre, antiga residência da familia real francesa, até o reinado de Luís XIV quando se mudaram para o palácio de Versalhes. Atualmente é o museus mais visitado do mundo, com uma das obras mais famosas do mundo, a Mona Lisa, de Leonardo DaVinci. Além de uma coleção enorme de diversas obras de artes, e de diversas culturas, por exemplo do Egito Antigo, Mesopotâmia, Pérsia, entre outros.
Considerada por muitos a cidade mais romântica do mundo, é a cidade mais visitada por turistas da Europa, sendo o centro financeiro, político do país. Por ano atraem milhões de turistas em busca dos seus mais belos cartões-postais como a Torre Eiffel, a Catedral de Notre-Dame, a Avénue Champs-Élysees, o Palácio de Versailhes, as suas Catacumbas, o Museu do Louvre, entre outros. Vou falar de cada ponto turistico.
A Champs-Elysees é uma das principais avenidas da capital francesa, famosa por conservar sua arquitetura clássica, famosa por ter sido principal ponto de encontro da burguesia e da nobreza francesa, sendo ela repleta de lojas de grifes, como Cartier, Louis Vuitton, entre outras; além de magníficos e deslumbrantes casarões, bares e restaurantes da mais alta gastronomia francesa.
A Ópera Garnier é uma casa de ópera , localizada no centro da cidade, com uma construção clássica, sendo considerada uma obra-prima do tempo de sua construção. Em estilo neobarroco, foi construído a mando de Luís XIV, o Rei-Sol, para operar a companhia Ópera de Paris. Construído por Charles Garnier, o edifício passou por várias restaurações desde então, sendo palco de inspiração para peças e musicais, como o Fantasma da Ópera.O Museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo, situado no Palácio do Louvre, antiga residência da familia real francesa, até o reinado de Luís XIV quando se mudaram para o palácio de Versalhes. Atualmente é o museus mais visitado do mundo, com uma das obras mais famosas do mundo, a Mona Lisa, de Leonardo DaVinci. Além de uma coleção enorme de diversas obras de artes, e de diversas culturas, por exemplo do Egito Antigo, Mesopotâmia, Pérsia, entre outros.
A torre Eiffel é o monumento mais visitado da cidade. É uma estrutura de ferro, construído em 1886, tinha o propósito de durar apenas 10 anos, mas após a cidade ser centro de ligação entre culturas, optou-se por mantê-la. A torre atualmente é a estrutura mais alta da cidade, tendo ao todo 300m de altura. Uma curiosidade é que na parte mais alta da torre existe um pequeno apartamento projetado pelo próprio arquiteto da torre, para lá ser sua residência póstuma.
A Catedral de Notre-Dame de Paris é a principal referência do estilo gótico na cidade. Construída no século XVI, a catedral está situada numa ilha nas margens do Sena, sendo conhecido como o Marco Zero de Paris. Foi palco de grandes eventos, e de grande inspiração para grandes artistas, como Victor Hugo, autor de Les Misérable e do Concurda de Notre-Dame, ambas aclamadas pela academia francesa. Atualmente se encontra em em reformas, após um incêndio que destruiu parte da estrutura e do teto da catedral.
O Palácio de Versalhes está situado aos arredores de Paris, mas pertence a administração da cidade. É uma verdadeira joia da coroa francesa, sendo um dos palácios mais luxuosos do mundo. O palácio foi construído a mando de Luís XIV, o Rei-Sol, para tornar-se lá sua residência.
As Catacumbas de Paris constituem um ossário subterrâneo, na qual se torna palco de grandes mistérios. As catacumbas são abertas ao público, e de lá pode-se olhar os velhos esgotos de Paris.
Paris, além desses destinos, existem os roteiros gastronômicos da cidade, com foco nas grandes patisseries, nas boulangeries, e nos bons restaurantes. A cidade é sede do Guia Michelin, maior guia gastronômico do mundo. Na cidade se encontra restaurantes de grandes chefs como Joel Robuchen, Paul Bocuse, Gaston Lenôtre, entre outros.
A cidade é foco de grandes estudiosos, principalmente nos que visitam os destinos gastronômicos da cidade. Grandes escolas se destacam por toda a cidade.
Boa viagem à cidade Luz.
Obrigado.
Comentários
Postar um comentário